Se você está procurando aumentar suas classificações de SEO orgânico, meta descrições podem ser a resposta.
Ou seja, se forem bem escritos!
Uma ótima meta descrição deve obrigar os usuários a clicar em sua página nos resultados da pesquisa para saber mais.
Ele também deve conter palavras-chave para impulsionar seu SEO .
A seguir, explicaremos as práticas recomendadas para a criação de meta descrições para ajudá-lo a dominar os resultados de pesquisa do Google.
O que são meta descrições?
Meta descrições são fragmentos de 160 caracteres usados para resumir o conteúdo de uma página da web. Os mecanismos de pesquisa exibem esses trechos nos resultados da pesquisa para permitir que os visitantes saibam do que se trata uma página antes de clicar nela.
As meta descrições ajudam os usuários a decidir se desejam clicar no seu site em um resultado de pesquisa. Eles também são um fator importante na classificação do seu site nos resultados da pesquisa.
Abaixo, você pode ver um exemplo rápido de uma meta descrição em nosso site.
Por que as meta descrições são importantes?
As meta descrições são importantes porque as meta tags (incluindo as meta descrições) são usadas pelo algoritmo do Google , o que ajuda a determinar quais páginas devem ter uma boa classificação para determinadas palavras-chave.
Se estiver usando meta descrições corretamente, você terá a oportunidade de adicionar uma meta tag que não está em seu conteúdo. Essa pode ser a diferença entre a classificação na página quatro para "melhores sapatos" ou na página um.
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Ajuda das meta descrições:
- Aumente as taxas de cliques , o que por sua vez aumentará suas conversões e vendas.
- Melhore a indexação para que você tenha uma classificação mais elevada nas páginas de resultados do mecanismo de pesquisa (SERPs).
- Faça com que seja mais fácil para os visitantes encontrarem o conteúdo que procuram sem examinar os títulos das páginas ou metatags.
As páginas com meta descrições veem em média 5,8 por cento mais cliques do que as páginas sem.
Mesmo o gigante dos motores de busca Google recomenda escrever descrições meta no seu site.
Do lado da experiência do usuário, as meta descrições mostram aos pesquisadores do que se trata o seu site e quais informações eles podem esperar encontrar se clicarem.
As meta descrições também podem aparecer em sites de mídia social quando um link é compartilhado.
Se uma meta descrição não estiver presente ou se você a tiver escrito fora das práticas recomendadas, um mecanismo de pesquisa pode criar uma para você. O problema é que pode não ser tão preciso ou convincente quanto o que você mesmo escreve.
É por isso que é crucial escrever suas próprias meta descrições.
Dicas para escrever ótimas descrições meta
As meta descrições são uma ótima maneira de envolver os usuários no SERP e melhorar seu tráfego orgânico.
Como você escreve meta descrições que geram cliques e melhoram sua classificação? Aqui estão oito dicas para ajudá-lo a criar descrições meta mais atraentes.
1. Inclua um CTA em suas descrições meta
Usar uma frase de chamariz (CTA) em suas meta descrições é uma ótima maneira de fazer as pessoas clicarem em seu site. Você pode usar frases como “Saiba mais” ou “Clique aqui” ou “Compre agora” quando virem isso nas SERPs.
CTAs ajudam os leitores a entender o que a página oferece e o que podem esperar se clicarem. Eles também podem dar aos usuários um incentivo para clicar e interagir com seu site.
Os CTAs podem ser usados para vender um produto, oferecer uma inscrição por e-mail ou direcionar os leitores às suas páginas de mídia social.
Este exemplo da Automattic no LinkedIn pede aos usuários que se inscrevam no LinkedIn para se candidatarem aos seus cargos.
2. Concentre-se no valor de sua meta descrição
Adicionar palavras que descrevam o valor que você oferece é uma ótima maneira de motivar as pessoas a clicar.
Quando alguém lê uma metadescrição, deve ser capaz de entender o que é oferecido e se vale a pena seu tempo.
Inclua palavras como “aprender”, “ver” ou “assistir” quando apropriado para interagir com seu conteúdo.
Outras palavras, como “melhor”, “negócio”, “novo” ou “popular”, também podem tornar suas meta descrições mais atraentes.
3. Teste A / B suas meta descrições
Uma meta descrição é um ótimo lugar para experimentar diferentes palavras-chave, frases ou CTAs.
Isso o ajudará a determinar o que leva a mais engajamento, sem fazer nada permanente ou drástico no design do seu site.
Você pode testar A / B suas meta descrições fazendo duas meta descrições para cada página.
Uma meta descrição pode usar uma variação de uma palavra-chave, frase ou CTA. A segunda meta descrição pode ser sua meta atual ou se concentrar em uma oferta ou termo diferente.
Execute cada meta por algumas semanas e, em seguida, verifique seu Google Analytics para ver qual versão recebe mais cliques. Em seguida, use essa informação ao criar novas meta descrições.
(Se os cliques estiverem próximos, considere observar outras métricas, como taxa de rejeição, tempo na página ou conversões. O tráfego não é a única coisa que as meta descrições podem impactar!)
4. Experimente o comprimento do caractere
As meta descrições são limitadas a 150 caracteres. Ultrapassar este comprimento resultará em seu meta sendo truncado nos resultados da pesquisa, o que significa que os usuários não verão nenhum conteúdo após o corte.
Aqui está um exemplo de meta truncado. Observe as elipses:
Mesmo que você não possa ultrapassar o limite, você pode experimentar com sua descrição para ver o que funciona melhor para cada página. Por exemplo, guias detalhados podem realmente obter mais cliques com os resultados truncados porque os usuários desejam aprender mais.
Você pode descobrir que meta descrições mais curtas funcionam melhor em sua página inicial, enquanto os blogs têm melhor desempenho com uma contagem de palavras mais alta. Ou você pode descobrir que as meta descrições com uma contagem de palavras mais alta funcionam melhor para a sua página de produtos recomendados.
Tente não exceder o comprimento de caractere recomendado, pois isso pode afetar negativamente sua classificação .
5. Faça suas meta descrições únicas e interessantes
As meta descrições fornecem uma visão geral do conteúdo de uma página, portanto, são importantes para atrair a atenção dos leitores.
Experimente abordagens diferentes para chamar a atenção do usuário, como usar um título clickbait ou fazer uma pergunta que os usuários desejam responder.
Tente usar palavras ou frases chamativas que chamem a atenção do usuário, como "chocante", "hilário" ou "transformador". Apenas tome cuidado para não prometer demais e entregar menos.
Como você pode ver no exemplo acima, eles usam uma voz muito ativa que fornece um impulso importante para o leitor.
É-lhe dito o que pode esperar, mas sem quaisquer detalhes desnecessários. Se você está procurando uma maneira simples de ajudar seu SEO , provavelmente clique neste link.
Você também notará que o exemplo acima é muito específico e não contém nenhum fluff.
Isso é especialmente importante se você deseja obter uma classificação elevada nas SERPs.
Mais importante ainda, certifique-se de que a descrição corresponda ao conteúdo da página.
6. Inclua palavras-chave em suas descrições meta
É importante incluir palavras-chave nas meta descrições por dois motivos:
- Ajuda os motores de busca a compreender a página e a classificar melhor o seu conteúdo.
- Ele garante aos usuários que a página cobre o tópico no qual estão interessados.
Use uma ferramenta como o Ubersuggest para encontrar as melhores palavras-chave para o seu site. Em seguida, adicione-os às suas meta descrições para melhorar sua classificação.
Nota: Cada página deve usar palavras-chave diferentes nas descrições meta para garantir que sua página apareça em todas as pesquisas relevantes.
Lembre-se de que o Google não usa meta tags de palavras-chave diretamente em suas classificações. Isso não significa que eles não sejam valiosos para os usuários.
Além disso, evite o excesso de palavras-chave em suas meta descrições ou você corre o risco de sofrer uma penalidade no mecanismo de pesquisa. Cada meta descrição deve conter uma ou duas palavras-chave por frase e devem ser relevantes para a página.
7. Implementar dados estruturados
Metatags de dados estruturados são tags HTML que você pode adicionar ao seu site para fornecer contexto adicional para mecanismos de pesquisa e plataformas de mídia social.
Os tipos mais comuns de metatags de dados estruturados usados por profissionais de marketing são o nome da empresa, endereço, número de telefone, endereço de e-mail, uma descrição do produto com preços (se aplicável), um URL de imagem e um identificador do Twitter.
Existem muitas maneiras de começar a implementar dados estruturados.
Uma das maneiras mais populares que você pode ter visto é quando os sites implementam comentários em sua meta descrição:
Isso fornece um sinal imediato ao seu visualizador de que ele pode encontrar algo de valor no site.
Como a prova social é uma maneira poderosa de vender e fazer sua marca crescer, este é um hack bastante fácil que permite começar a capitalizar facilmente o comportamento do usuário.
Os dados estruturados podem ajudá-lo a construir uma meta descrição mais poderosa que o ajudará a ter uma classificação mais elevada nos resultados de pesquisa. Eles também podem ajudá-lo a obter trechos do Google .
8. Não duplique as meta descrições
Uma meta descrição é crucial para a classificação, portanto, certifique-se de escrever meta descrições exclusivas para cada página. Meta descrições exclusivas aumentam a probabilidade de que os mecanismos de pesquisa e outros navegadores possam entender qual conteúdo está em uma página e como ele se compara a outras páginas.
Por exemplo, se um usuário vir meta descrições duplicadas em todas as páginas do seu site, ele não saberá que tipo de conteúdo está em qual página.
Isso é especialmente importante para sites de comércio eletrônico, que podem ter várias páginas com conteúdo semelhante. Mesmo que os produtos sejam semelhantes, as metas devem ser exclusivas.
Meta descrições duplicadas podem ter efeitos negativos em seu site , pois dificultam o rastreamento de seu site pelos rastreadores de meta descrições. Você também pode enfrentar penalidades de indexação porque os rastreadores não são capazes de determinar qual página é original.
Exemplos de grandes descrições meta
Os melhores exemplos de meta descrições vêm dos próprios mecanismos de pesquisa. Vamos dar uma olhada na própria meta descrição do Google para começar.
Aqui está a codificação para a própria meta descrição do Google:
<meta name = ”descrição” content = ”Pesquise as informações do mundo, incluindo páginas da web, imagens, vídeos e muito mais. O Google tem muitos recursos especiais para ajudá-lo a encontrar exatamente o que procura. “>
Tem exatamente 159 caracteres, incluindo espaços. A meta descrição do Google é exibida da seguinte forma nos três principais mecanismos de pesquisa.
No Google:
No Yahoo:
No Bing:
Aqui estão algumas meta descrições de marca que funcionam bem:
Tesla
A meta descrição da Tesla informa de maneira rápida e eficiente tudo o que você precisa saber sobre a empresa e seus valores. A meta descrição se encaixa perfeitamente no SERP e nenhuma das palavras é cortada.
Planeta solitário
O Lonely Planet começa com uma pergunta para atrair leitores e estimular cliques. A partir daí, eles explicam suas propostas de valor exclusivas e deixam você animado para viajar pelo mundo!
Perguntas freqüentes sobre meta descrições
Como escrever descrições meta: conclusão
As meta descrições são uma parte importante do seu SEO no local . Eles devem ser atraentes, descritivos e exclusivos para cada página.
As meta descrições podem ser curtas, mas podem ajudá-lo a ter uma classificação mais elevada nas páginas de resultados do mecanismo de pesquisa (SERPs), ajudando os mecanismos de pesquisa e os usuários a entender melhor do que se trata a sua página.
Lembre-se de incluir descrições meta em todas as páginas do seu site, incluindo postagens de blogs e páginas de produtos.
Que dicas você daria para criar excelentes meta descrições?