Como criar uma estrutura de site que aprimore o SEO e aumente seus rankings

 How to Create a Website Structure That Enhances SEO and Boosts Your Rankings

Quanto melhor e mais lógica for a estrutura do seu site, maior UX, SEO e outros benefícios você verá. Decidir como seu site deve ser estruturado requer tempo e uma reflexão cuidadosa.

Neste guia, você aprenderá o que são estruturas de sites e por que são importantes. Vamos mergulhar nos quatro tipos de estruturas de sites e como você pode escolher a certa para o seu site.

Por fim, mostraremos como projetar e desenvolver a estrutura certa para o seu site.

O que é a estrutura do site?

A estrutura do site refere-se a como as informações são dispostas em seu site, a maneira como são projetadas e como as páginas se conectam umas às outras.

Algumas das principais razões pelas quais os visitantes saem de um site são devido à má estrutura do site. 73,1 por cento das pessoas disseram que deixaram um site com um design não responsivo e 34,6 por cento disseram que era devido à má estrutura de conteúdo.

Os sites têm uma janela curta para causar uma boa impressão, caso contrário os visitantes irão para outro lugar.

Muitos elementos entram em uma boa estrutura de site que inclui taxonomias, links internos, migalhas de pão, navegação e esquema.

Por que a estrutura do seu site é importante?

Existem três razões principais pelas quais a estrutura do seu site é importante.

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Em primeiro lugar, uma estrutura lógica e bem planejada é ideal para a Experiência do Usuário (UX). 88% dos consumidores online dizem que são menos propensos a retornar a um site após uma experiência ruim. Sites fáceis de navegar criam uma experiência perfeita para seu público sem frustrações.

Em segundo lugar, e talvez da mesma importância que o primeiro ponto, é Search Engine Optimization (SEO). Mais de 25% dos profissionais de SEO acreditam que os dados estruturados são um fator de SEO emergente e 36,6% acreditam que a atualização do Core Web Vitals do Google se tornará um dos componentes mais importantes para uma estratégia de SEO no futuro.

Certificar-se de que seu site esteja bem definido, fácil para os mecanismos de pesquisa rastrearem e mapeado corretamente facilitará a indexação do seu conteúdo.

Por fim, uma estrutura intencional ajuda a evitar a canibalização de palavras. Isso significa que o conteúdo que abrange tópicos semelhantes será diferenciado e organizado um do outro, dando aos usuários e bots de rastreamento uma ideia clara da intenção de cada peça.

Vs de cima para baixo Estruturas de site de baixo para cima

Os quatro tipos de estruturas de site se dividem em duas categorias: de cima para baixo ou de baixo para cima.

Estruturas diferentes satisfazem objetivos diferentes e há prós e contras de cada abordagem.

Um desafio com estruturas de cima para baixo é que tudo precisa ser planejado desde o início. Uma vez estabelecido, é impossível alterar o fluxo geral e a configuração do site.

Por outro lado, essa estrutura lógica tornará mais fácil para usuários e rastreadores de mecanismos de pesquisa navegarem em suas páginas.

Quanto à estrutura do site de baixo para cima, sua principal força é que ela pode ser construída ao longo do tempo e permitir que você continue fazendo ajustes. Mesmo que essas estruturas sejam melhores para os proprietários de sites, elas podem dificultar a experiência dos usuários e dos mecanismos de pesquisa.

Os 4 tipos de estrutura de site

Abaixo está uma análise dos quatro principais tipos de estruturas de site usados ​​hoje com casos de uso em quando cada um é mais apropriado.

1. Hierárquica

Uma estrutura hierárquica, às vezes chamada de estrutura em árvore, é a estrutura de site mais popular. Ele se move de páginas de categorias maiores e mais gerais para páginas menores e individuais.

Um exemplo disso são os sites de comércio eletrônico que possuem categorias de produtos de alto nível (por exemplo, camisas) que fluem para categorias menores (por exemplo, camisetas, blusas, malhas) que fluem para páginas de produtos individuais.

As estruturas hierárquicas são ótimas para sites com grandes quantidades de dados, como e-commerce. Primeiro, você estabeleceria suas páginas informativas e outras categorias que seriam importantes para seus visitantes. Um bom lugar para começar é pelas páginas que recebem mais tráfego.

A partir daí, você determinaria como o restante de suas páginas se encaixaria nessas categorias. Sempre certifique-se de abordar isso de uma maneira que faça sentido para usuários e bots de rastreamento, pois será muito desafiador mudar isso mais tarde.

2. Sequencial

Uma estrutura de site seqüencial ou linear é aquela que segue um caminho simples de página a página. Eles são mais comuns para sites simples ou ao criar uma campanha com várias páginas de destino.

Se você é uma startup ou uma pequena empresa, provavelmente tem apenas algumas páginas essenciais que deseja exibir, então essa abordagem faria sentido. Isso faria sentido até mesmo para grandes experiências de checkout de sites como Gymshark ou KKW Beauty :

website-structure-gymshark

o melhor uso para essa estrutura é quando você deseja que seu conteúdo tenha uma ordem cronológica. Por exemplo, um curso online ou funil de vendas. Uma estrutura de site sequencial garantirá que os usuários sigam as etapas conforme você pretende tornar o processo o mais simples possível.

Para começar com essa estrutura, procure áreas do seu site onde ter uma sequência lógica ajudaria a melhorar a experiência do usuário. Isso pode ser feito por meio de seu processo de checkout, destacando os benefícios de suas ofertas ou para tópicos de conteúdo específicos.

3. Banco

de dados Uma estrutura de banco de dados é um dos tipos de estrutura de site mais complexos usando uma abordagem de baixo para cima.

Essa abordagem requer atenção especial à marcação e metadados para criar um banco de dados pesquisável para os usuários acessarem. A pesquisa de sites está se tornando cada vez mais popular e pode ser uma ferramenta valiosa para aumentar as conversões.

Cerca de 30% das pessoas que visitam um site usarão a pesquisa do site em algum momento. Outro estudo anterior da eConsultancy descobriu que quando a pesquisa do site funciona bem, esses visitantes convertem quase o dobro.

Um exemplo de estrutura de banco de dados é Médio:

website-structure-medium

Uma grande vantagem de uma estrutura de banco de dados é que ela pode ser personalizada para atender às suas necessidades. Também pode ser construído ao longo do tempo, pois é de baixo para cima, para que você não precise se preocupar em torná-lo perfeito imediatamente. À medida que seu site cresce, seus arquivos de banco de dados anteriores se tornarão parte de seu próprio conjunto de dados sob a nova estrutura maior.

Um desafio com uma estrutura de banco de dados é que você precisará de alguém em sua equipe com amplo conhecimento de programação. Esta é uma parte importante para garantir que nada se perca na tradução.

A primeira coisa que você deve considerar é o nível de dados que seu site possui antes de usar essa estrutura. Se houver um ajuste, encontre um programador de sites experiente que possa ajudar a orientá-lo na direção certa e começar a criar estratégias para categorias.

4. Matriz

Uma estrutura matricial é um dos tipos de estrutura mais antigos da internet. É complexo e não tradicional que é melhor navegado usando pesquisa e links internos.

A Wikipedia é um excelente exemplo de estrutura matricial. Existem possibilidades aparentemente infinitas para os próximos passos que um usuário pode dar e, com mais de 80% de seu tráfego vindo de pesquisas orgânicas, funciona.

Seguir uma abordagem de estilo wiki é o uso mais óbvio de uma estrutura matricial. Ele permite que você apresente uma grande quantidade de dados e informações em um formato semelhante a uma nuvem de palavras. Você não precisa se preocupar tanto com relacionamentos pai-filho para páginas ou navegação. O próximo passo na sequência dependeria de cada usuário.

Essa estrutura deve ser considerada principalmente quando um site tem um foco restrito, pois tópicos amplos podem ser esmagadores para os usuários. Por exemplo, isso faria sentido como um banco de dados de treinamento para sistemas da empresa ou sites baseados em fãs para programas de TV populares.

Para começar, liste todas as páginas que podem se conectar umas com as outras e procure oportunidades lógicas nas quais você possa vincular entre elas.

Como escolher o tipo de estrutura de site certo para o seu site

A estrutura do site que você escolher dependerá em grande parte do tipo de site que você está construindo. Embora você possa escolher qualquer estrutura que desejar para o seu site, é melhor escolher uma que esteja alinhada com suas ideias principais e como os visitantes esperam interagir com seu site.

Para sites que têm muitos dados e onde existem categorias claras, uma estrutura hierárquica ou de banco de dados pode ser sua melhor aposta.

Se você deseja fornecer pedaços pequenos de dados em ordem cronológica, a estrutura sequencial é uma escolha fácil.

Quanto à estrutura matricial, seguir uma abordagem de estilo wiki é realmente a melhor solução. Isso faz mais sentido para sites com muito conteúdo ou links que podem se conectar.

7 dicas para projetar e desenvolver a estrutura do seu site

Antes de entrarmos nas etapas que você deve seguir para criar uma ótima estrutura de site, vamos abordar algumas das nuances do design e desenvolvimento.

Isso é importante considerar do ponto de vista da experiência do usuário.

1. Otimize seu site para pessoas, não para bots

Nos últimos anos, há menos lacunas entre as melhores práticas de otimização de sites para pessoas e bots do que nunca. Alguns proprietários de sites ainda estão mais focados em otimizar para bots de rastreamento em vez de pessoas. Embora isso nunca seja uma má ideia, lembre-se de que você está tentando manter as pessoas envolvidas para aumentar as conversões.

Quase 40% das pessoas deixarão de se envolver com um site se o conteúdo ou o layout forem muito confusos.

2. Mantenha os links em qualquer página em um número razoável

É crucial equilibrar o tempo na página e as interações dos links. Você quer que os usuários sejam engajados pelo conteúdo de uma página atual, mas também quer incentivá-los a ir mais fundo em seu site.

A chave para esse equilíbrio é manter os links em um número razoável e também garantir que o link se conecte ao tópico em questão.

Então, qual é o número ideal? Este tópico tem sido debatido interminavelmente na comunidade de SEO. Um número seguro para apontar é de três a cinco links por 1.000 palavras para começar. A parte importante é não sobrecarregar cada página.

3. Utilize a hierarquia

A estrutura do seu site é importante, mas a estrutura das páginas individuais também é.

Ao utilizar uma hierarquia de títulos, você cria uma estrutura lógica para suas páginas da Web que humanos e bots podem entender.

Uma hierarquia de títulos ajuda a organizar o conteúdo da página usando diferentes elementos de título (por exemplo, H1, H2, H3, H4). Esses elementos são bastante simples de implementar e fáceis de organizar, melhorando a legibilidade de cada página.

Você também pode testar diferentes tipos de cabeçalho para ver que tipo de impacto eles têm no engajamento de uma página individual.

4. Mantenha a profundidade de navegação superficial

Independentemente do tipo de site que você possui, seus usuários devem ser capazes de encontrar o que precisam com o menor número de cliques possível. De acordo com John Mueller, do Google, a profundidade de cliques tem mais peso para SEO do que a estrutura de URL.

Embora não haja uma regra rígida sobre o número exato de cliques, tente manter a profundidade de navegação em quatro cliques ou menos.

5. Mostrar Breadcrumbs

Falando em navegação, você quer tornar mais fácil para os clientes navegar tanto para trás quanto para frente. A melhor maneira de fazer isso é com farinha de rosca.

De acordo com uma pesquisa do Baymard Institute, as migalhas de pão fazem muito trabalho pesado em sites para celular, mas 36% dos sites que as usam não incluem a hierarquia completa de categorias nas páginas de produtos para celular.

Ao mesmo tempo, 20% dos sites para desktop e 65% dos sites para celular não usam breadcrumbs em suas páginas de produtos. Essa é uma lacuna muito grande que pode confundir os usuários, pois eles não sabem onde estão no site ou como navegar a partir daí.

Breadcrumbs tornam muito mais fácil para os usuários navegar de volta para páginas de categorias de nível superior ou até mesmo para sua página inicial em apenas alguns cliques.

6. Acompanhe a pesquisa de palavras-chave

Se há algo tão importante quanto a estrutura do site, é o conteúdo.

Para produzir conteúdo que ressoe com seu público, você precisa realizar pesquisa de palavras-chave em cada estágio do processo de desenvolvimento para garantir que todas as páginas sejam otimizadas.

De acordo com a Ahrefs, cerca de 95% de todas as palavras-chave recebem 10 pesquisas ou menos por mês. É muito importante escolher os corretos se você deseja obter tráfego.

Onde você começa? Use uma ferramenta de palavras-chave como Ubersuggest para escolher os termos certos. Ele oferece extensos dados de palavras-chave, insights para melhorar o tráfego e oportunidades de backlinks. 

7. Inclua Schema Markup

Para levar a arquitetura do seu site para o próximo nível, considere o uso de dados estruturados.

Os dados estruturados incluem tags, código JSON e dados avançados que foram criados e compreendidos pelos mecanismos de pesquisa. O uso de dados estruturados é recomendado pelo Google desde 2014. Ele pode melhorar drasticamente a visibilidade do site, com alguns sites relatando um aumento de até 400% no tráfego orgânico de resultados avançados.

Se você está procurando o maior estrondo, comece com a marcação de esquema. Isso pode ser implementado com bastante facilidade em comparação com o JSON, e há muitos guias de marcação de esquema para você começar.

Como planejar a estrutura de um site

O que acontece no desenvolvimento e design de uma estrutura de site? Abaixo está um guia passo a passo para planejar a estrutura do seu site.

Passo #1 – Faça uma pesquisa de mercado

Não há nada de errado em inovar na forma como você aborda a estrutura do seu site. No entanto, deve ser uma decisão intencional.

Preste atenção em como sites semelhantes no mercado estruturam seus sites antes de escolher o seu. Isso pode ser um sinal de quais são as expectativas do usuário e você não quer que seu site as confunda.

Antes de começar a planejar, selecione os cinco a dez principais concorrentes do seu mercado, acesse seus sites para ver qual estrutura eles usam e identifique os pontos fortes e fracos de sua configuração.

Passo #2 – Desenvolva e analise seu público-alvo

Ainda mais importante que a concorrência é o seu público-alvo. Antes de tomar uma decisão, você deve saber quem é seu público, quais sites eles visitam e o que eles esperam da experiência do usuário em seu site.

Não apresse esta etapa do processo de planejamento. Esta é a maior oportunidade de aprender como seus visitantes navegam pelos sites dos concorrentes. Depois de identificar os pontos fortes e fracos, você pode fazer melhorias para que seu site ofereça uma experiência muito melhor.

Passo #3 – Escolha a estrutura e hierarquia do seu site

Agora é a hora da verdade. É hora de usar as informações que você recebeu de sua pesquisa de mercado e público-alvo para escolher o tipo de estrutura certo para seu site.

Este também seria o momento certo para trazer um designer de UX/UI experiente para a mistura se você ainda não tiver certeza de qual estrutura faz sentido. Eles podem fornecer informações valiosas para seus desenvolvedores internos, mesmo que não façam parte de todo o projeto.

Passo #4 – Escolha uma estrutura de URL

A melhor estrutura de URL imitará de perto a estrutura do site que você escolheu. O que isto significa?

Digamos que você escolheu uma estrutura hierárquica para o seu site. Dentro dele existem páginas de categorias de alto nível, páginas de categorias de baixo nível e páginas de produtos. Uma estrutura de URL simples e eficaz seria semelhante a:

www.example.com/top-category/bottom-category/product-page

Essa estrutura de URL oferece um caminho lógico para os usuários seguirem. É muito semelhante à navegação breadcrumb que muitos sites hierárquicos usam.

E quanto à estrutura de URL para uma estrutura de site no estilo matriz? Com tantos links internos, seria impossível criar uma estrutura lógica de URL como a mostrada acima. Nesses casos, uma solução alternativa seria usar um link direto simples para o tópico da página. Aqui está um exemplo de como a Wikipedia faz isso:

website-structure-wikipedia

Passo #5 – Desenvolva uma estratégia

de links internos Pense nos links internos como uma maneira de contar uma história coesa sobre um tópico específico, com o bônus adicional de dar aos usuários outra maneira de navegar em seu site.

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Como mencionado anteriormente, deve haver um propósito por trás de cada link interno que você usa e não exagere. O objetivo é fornecer valor aos usuários, não bombardeá-los com mais informações.

Passo #6 – Crie um arquivo de mapa do site

Se você deseja que os mecanismos de pesquisa rastreiem seu site de forma rápida e eficiente, você precisa de um mapa do site.

Um arquivo de mapa do site é um mapa que os mecanismos de pesquisa podem usar para navegar em seu site. Ele informa aos bots de rastreamento quais páginas são importantes e como elas estão conectadas umas às outras.

Felizmente, o processo de criação e envio do mapa do site é rápido, geralmente leva menos de 20 minutos. 

Etapa 7 – Executar o teste do usuário

O trabalho não é concluído quando o site está no ar. Na verdade, a jornada está apenas começando.

A execução de testes regulares pode ajudá-lo a descobrir problemas com sua configuração atual. Embora essa etapa não afete necessariamente a estrutura do site que você escolheu, ela pode destacar as principais áreas que você deve revisitar.

Isso ajudará você a responder a perguntas como:

  • Onde os usuários estão ficando presos na jornada?

  • Existem certos elementos (por exemplo, navegação, pesquisa no site) que os usuários acham difíceis?

  • Quais etapas da jornada do cliente podem ser aprimoradas?

  • Sua configuração atual tem algum gargalo?

Não é incomum executar testes de usuário várias vezes à medida que você implementa alterações em seu site com base no feedback do usuário. Continue testando e continue otimizando.

Perguntas frequentes sobre a estrutura do site

O que é uma estrutura linear do site?

Uma estrutura de site linear exibe o conteúdo em ordem sequencial de uma página para a próxima. O melhor exemplo disso é o processo de checkout em sites como o KKW Beauty.

Qual é o melhor tipo de estrutura de site para SEO?

Quando se trata de SEO, a melhor estrutura de site é hierárquica. Essa é uma estrutura lógica que é fácil para os bots dos mecanismos de pesquisa rastrearem.

Quantos tipos de estruturas de sites existem?

Existem quatro estruturas principais de sites: hierárquica, sequencial, banco de dados e matriz.

Quem está qualificado para projetar a estrutura de um site?

Um desenvolvedor de sites é sua melhor aposta quando se trata de projetar e desenvolver a estrutura de um site. Eles podem trabalhar ao lado de outros profissionais, como designers de UX/UI.

Conclusão: Estrutura do

site A estrutura do site afeta seu UX e SEO, o que significa que é crucial para obter tráfego e seu sucesso online geral. Com muito planejamento e organização cuidadosa, você pode criar uma estrutura de site que aprimore o SEO e aumente seus rankings

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A melhor estrutura é aquela que funciona para você e para as necessidades do seu público. Independentemente de você escolher hierárquico, sequencial, banco de dados ou matriz, lembre-se de ter experiência do usuário, SEO e pesquisa de mercado. 

Qual das dicas acima para projetar e desenvolver a estrutura do seu site você achou mais útil?


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