Como escrever títulos: um guia passo a passo

  1. Se você quiser que suas postagens tenham um bom desempenho, uma maneira simples de conseguir isso é escrevendo manchetes magnéticas. Ao brincar com o seu título depois de publicar uma postagem, você pode aumentar significativamente a taxa de conversão da postagem .

    Neste artigo, vou compartilhar um processo passo a passo para que você produza títulos consistentemente excelentes .

    Por que você deve se preocupar com as manchetes?

    O tráfego para sua postagem varia de acordo com o poder do título. Se você não conseguir torná-lo impactante e clicável, todas as outras etapas de marketing que você realizar serão uma perda de tempo total.

    Infográfico explicando que 8 em cada 10 pessoas lêem apenas as manchetes dos artigos.

    Etapa 1: use números e dados específicos em seu título

    Integrar números e dados específicos em seu título é uma maneira eficaz de tornar seu artigo mais atraente para os leitores. Diversos estudos de pesquisa mostraram que manchetes com números tendem a gerar mais participação social e engajamento .

    manchetes - uma imagem detalhando "preferências gerais de manchetes" de uma pesquisa com o cliente

    De acordo com Debra Jason , uma das razões pelas quais o uso de números funciona em suas manchetes é porque os números são como "colírio para o cérebro". Eles são viciantes e nossas mentes não se cansam deles.

    manchetes - Explicação de Derba Jason de que os números são "como doces cerebrais"

    Além disso, é muito importante entender a ciência por trás dos números ímpares em particular. Freqüentemente, você encontra postagens de blog virais com números aparentemente aleatórios nas manchetes e pode ter parado para se perguntar por que os autores não usaram números pares em suas postagens de lista. Por exemplo, em Buzzfeed.com :

    Uma captura de tela da página de exibição do Buzzfeed, com muitos títulos circulados mostrando números ímpares.

    De acordo com o Content Marketing Institute, o cérebro parece acreditar mais em números ímpares do que em números pares. Os números ímpares ajudam as pessoas a digerir e lembrar as informações com mais facilidade.

    Além do mais, quando eles testaram sua hipótese e ajustaram seu título para incluir o número 7, as taxas de cliques aumentaram 20%.

    Consultando Neil Patel

    Veja como minha agência pode direcionar grandes quantidades de tráfego para seu site

    • SEO - desbloqueie grandes quantidades de tráfego de SEO. Veja resultados reais.
    • Marketing de conteúdo - nossa equipe cria conteúdo épico que será compartilhado, obterá links e atrairá tráfego.
    • Mídia paga - estratégias pagas eficazes com ROI claro.

    AGENDE UMA LIGAÇÃO

    Também descobrimos que, em vez de usar a palavra “sete”, você sempre deve substituí-la pelo numeral “7” nas manchetes. Ou seja, em vez de escrever “Sete etapas para iniciar um negócio em casa”, use “7 etapas para iniciar um negócio em casa” para apelar para o lado que anseia por números de nossas mentes. 

    Também vamos contar a você outro segredo. Se você estiver escrevendo um guia passo a passo, não inclua mais do que nove etapas, porque o cérebro humano normalmente acha difícil processar mais de nove itens por vez. No entanto, se você está escrevendo sobre ferramentas ou maneiras diferentes de fazer algo, não há limite para o número que você pode usar.

    Etapa 2: Utilize uma justificativa única

    Usei fundamentos lógicos exclusivos para escrever ótimas manchetes (se é que posso dizer isso) que se tornaram virais. A palavra "fundamento lógico" significa simplesmente "uma razão subjacente pela qual algo deve ser feito". Se você deseja que as pessoas leiam seu conteúdo, você tem um bom motivo para que o façam?

    Com 59% das pessoas compartilhando conteúdo sem lê-lo primeiro , precisamos ter certeza de que nossas manchetes atraem as pessoas que o farão. Para evitar perda de tempo com conteúdo, dê às pessoas um forte motivo pelo qual elas devem clicar, ler e, acima de tudo: compartilhar seu conteúdo. Empresas que têm uma experiência de blog duas vezes mais tráfego de e-mail do que empresas que não têm. 

    Alguns dos fundamentos que você pode incluir em seus títulos são:

    • Dicas ✅
    • Razões ✅
    • Aulas ✅
    • Truques ✅
    • Idéias ✅
    • Maneiras ✅
    • Princípios ✅
    • Fatos ✅
    • Segredos ✅
    • Estratégias ✅

    Aqui estão alguns exemplos de nosso raciocínio em ação:

    • 5 dicas para escrever introduções em blogs como um profissional
    • 15 lições que aprendi da maneira difícil como um blogueiro de 3 anos
    • Oito princípios para projetar uma página de destino perfeita
    • 17 fatos sobre marketing de conteúdo que você não sabia
    • 6 Insights para o futuro da otimização de mecanismos de pesquisa
    • 3 segredos para fazer sua lista publicar
    • 4 dicas para escrever títulos para fazer seus títulos dispararem

    Etapa # 3: Chame a atenção

    O objetivo do título é fazer com que o espectador leia a primeira frase. Cada título deve chamar a atenção. “Atenção” significa simplesmente foco mental e concentração séria em uma determinada tarefa.

    Lembre-se de que seus clientes são seres humanos com milhares de anúncios, blogs, artigos e muito mais disputando a atenção deles todos os dias. Infelizmente, a capacidade de atenção das pessoas tem diminuído a cada ano. A capacidade de atenção de uma pessoa média agora fica entre 12 e 8 segundos.

    diminuição da atenção ao longo dos anos, o que destaca a importância de manchetes poderosas

    Se você é proprietário de uma pequena empresa, uma das maneiras de adquirir e reter clientes é envolvê-los com um ótimo conteúdo. 

    Afinal, um ótimo conteúdo sempre começa com um título que captura a atenção do leitor.

    Você precisa convencer seus clientes atuais e potenciais a continuar lendo. O título pode criar esse ímpeto para você.

    Portanto, em vez de investir todo o seu tempo e energia para conseguir assinantes de e- mail e fazer vendas, comece a se concentrar no uso de manchetes para fazer as pessoas lerem a primeira frase.

    Esse deve ser o verdadeiro propósito do seu título. Se você atingir esse objetivo, a introdução, as legendas, os marcadores e a narrativa cuidarão do resto e converterão o leitor em um cliente.

    Antes de mostrar algumas maneiras simples de escrever títulos que chamem a atenção, aqui estão quatro regras a serem seguidas. Eles são considerados os “4 nós” de escrever títulos dirigidos pela atenção:

    Os quatro nós são:

    • torne o título único
    • seja ultra-específico
    • transmitir um senso de urgência
    • forneça algo útil

    1) Torne o título único

    Um blogueiro amigo meu uma vez me disse que sempre que encontrar um título atraente durante a leitura, ele o ajustará e o tornará único para seu público.

    “Único” significa ser “único”. Em outras palavras, seu título deve ser diferente dos outros.

    Mas, como você testa a exclusividade?

    Simples: conecte-o ao Google e coloque o título entre aspas duplas. Aqui está um exemplo:

    Uma captura de tela de uma pesquisa do Google com manchetes e mostrando "nenhum resultado encontrado"

    Observação: você deve usar aspas duplas para obter o resultado exato que deseja. Nos resultados de pesquisa do Google acima, o título tem “nenhum resultado encontrado”.

    Uma imagem de sinais de fala.

    Obviamente, milhares de pessoas podem ter como alvo a mesma palavra-chave ( otimização da taxa de conversão ), mas seu objetivo é escrever um título que ninguém mais tenha.

    2) Seja ultra-específico com seus títulos

    A segunda regra para escrever um título que chame a atenção é: seja ultra-específico .

    O título do seu conteúdo direciona cada peça que você publica, não importa o formato ou plataforma que você usa para publicá-la.

    Seus clientes potenciais têm perguntas e querem respostas. Se você puder fornecer a eles um título ultra-específico e a resposta às suas perguntas, poderá convertê-los em leitores e clientes fiéis.

    Quanto mais preciso você for, mais autoridade terá em seu setor e mais fácil será construir uma conexão forte com os clientes.

    Há momentos em que você pode querer mascarar o propósito real do conteúdo de seu público-alvo e usar gatilhos de clique, como palavras poderosas e adjetivos fortes em seu título.

    Não há nada de errado com isso, exatamente. No entanto, os títulos ultra-específicos dão ao leitor uma ideia do que ele deve esperar ao clicar para ler o conteúdo.

    Quer você seja um profissional de marketing de conteúdo estabelecido ou um iniciante, precisa definir objetivos específicos e realistas. Não confunda seus leitores com seu título. Evite imprecisão. Vá direto ao ponto.

    Se você está compartilhando cinco etapas para alcançar algo, vá em frente e torne isso conhecido no título. Esta é outra razão pela qual você precisa escolher o seu nicho com cuidado.

    A menos que seu blog seja sobre “tudo sobre tecnologia”, você não precisa escrever manchetes sobre diferentes tópicos da mesma forma que o Mashable e o TechCrunch fazem.

    Uma captura de tela na plataforma Mashable mostrando exemplos de manchetes.

    Conheça o seu público e escreva manchetes que indiquem que suas postagens serão sobre tópicos que atendam às necessidades deles.

    Então, como você escreve essas manchetes ultra-específicas?

    Vamos supor que sua palavra-chave alvo seja “ plano de pequena empresa ”. Aqui estão variações específicas de títulos que funcionariam:

    • 3 etapas simples para escrever um plano de pequena empresa para iniciantes
    • Os 10 principais modelos de planos para pequenas empresas que foram bem-sucedidos
    • Aprenda a escrever um plano de pequena empresa do zero
    • Processo passo a passo para escrever um plano de pequena empresa em 30 minutos

    Você vê como os títulos acima são específicos? As partes em negrito contêm frases que tornam todo o título ultra-específico (direcionado a algo). É certo que eles podem não ser únicos - é muito difícil obter exclusividade e especificidade em um único título.

    Steve Kamb, do NerdFitness.com , escreve manchetes específicas sobre refeições que ajudam você a ficar em forma e saudável.

    Receita online do NerdFitness com um título específico detalhando salsa grelhada com salmão e abacaxi

    Também estudei os estilos dos títulos de Peep Laja por um longo tempo. Ele usa apenas títulos específicos que ajudam sua comunidade de otimização de taxa de conversão. Aqui está um exemplo:

    Uma captura de tela dizendo "Uma oferta irresistível: 4 dicas para personalizar seu funil de vendas" - um título eficaz.

    3) Transmita um senso de urgência: não perca!

    Derek Christian, fundador da Cleaning Business Today , disse uma vez que “o marketing eficaz se resume a criar o medo de perder em um negócio incrível”.

    A menos que você infunda urgência em seu título, seus leitores provavelmente adiarão a leitura de seu conteúdo ou possivelmente os marcarão e nunca mais voltarão a lê-lo. O objetivo é fazer com que os leitores cliquem no seu título agora.

    Seu caso pode não ser relacionado à saúde, mas estamos todos no mesmo barco. Todo mundo está procurando a força propulsora que os levará a fazer algo agora e não adiar até amanhã ou no próximo ano. É isso que a urgência faz, quando você a usa na redação do título.

    O senso de urgência não se aplica apenas ao marketing de conteúdo. Isso afeta sua vida pessoal e também sua produtividade. O Hyatt simplifica :

    Uma captura de tela que detalha os métodos que alguém pode fazer para criar urgência - manchetes

    Os redatores geralmente melhoram as taxas de conversão quando usam estrategicamente um senso de urgência em seu texto. Os clientes em potencial tendem a responder rapidamente, porque sua psicologia está programada para persuadi-los a comprar com base nas emoções, mas para justificar essa decisão com base na lógica.

    A escassez e a urgência são dois elementos de cópia poderosos que geralmente andam juntos para produzir resultados excelentes.

    Os sites de comércio eletrônico usam muito a urgência e a escassez. É assim que a Amazon usa os dois elementos para vender mais produtos físicos, especialmente na categoria de eletrônicos e gadgets:

    Uma captura de tela da Amazon mostrando "apenas 2 restantes em estoque" para criar um senso de urgência usando manchetes.

    Manchetes baseadas em urgência sempre chamarão a atenção, porque fazem o leitor antecipar o que vem a seguir. Considere as manchetes bem conhecidas da Upworthy:

    Uma captura de tela de vários títulos contendo adjetivos que descrevem urgência.

    Idealmente, você deseja adaptar sua mensagem para onde seus clientes estão no processo de decisão.

    usando funil de cliente para manchetes

    Eles não vão ignorar o seu título, porque não querem perder o que está do outro lado do título. A única maneira de encontrar as respostas é clicar e ler.

    4) Forneça algo útil

    A última regra que você definitivamente deve seguir, se quiser que seus títulos chamem a atenção e façam o trabalho, é torná-los úteis. As três regras acima - exclusividade, ultra-específicas e urgência - todas se correlacionam com a utilidade.

    Uma captura de tela mostrando um título impactante intitulado "O que há de novo?"

    Se o seu título e conteúdo não forem úteis, não importa quanta urgência você empregue, eles irão falhar. Na verdade, não há como escrever um conteúdo específico e único sem que seja útil ao mesmo tempo.

    Útil pode significar várias coisas - prático, útil, valioso, informativo, válido, benéfico, vantajoso e assim por diante. O objetivo é ajudar os leitores a ter esperança, sabendo que seu problema ainda pode ser resolvido.

    Apenas lembre-se: não se esqueça de incluir muitos dados em seus posts , capturar screenshots e escrever posts detalhados, porque estudos mostram que a extensão do conteúdo afeta as classificações de busca e conversões. Adicionar dados cria credibilidade, tráfego e, acima de tudo: utilidade.

    Você entende o 4 Us de escrever manchetes que chamam a atenção? Você está pronto para colocá-los em ação?

    É hora de analisar as várias maneiras de escrever títulos poderosos que geram cliques qualificados e leads para sua empresa.

    1) Declare o óbvio em seu título:

    Escreva títulos fáceis de entender. No momento em que um leitor em potencial tropeça em sua página da web de qualquer lugar, ele não deve precisar de nenhuma ajuda para descobrir do que você está falando.

    Um meme que diz "essa merda nem faz sentido".

    Devo salientar aqui que a maioria das manchetes com senso de urgência geralmente carece de clareza de propósito. O objetivo do título é fazer com que as pessoas cliquem , para que você possa obter um melhor ROI. O objetivo não é parecer inteligente ou educado.

    Outra forma de confundir os leitores é usar palavras e frases que não são comuns. Os leitores não querem saber qual universidade você frequentou ou seu status acadêmico (a menos que você tenha um blog educacional, é claro).

    Em vez disso, demonstre sua inteligência por meio de sua habilidade de explicar questões complicadas e torná-las mais simples para a pessoa comum.

    Uma citação famosa de Albert Einstein diz: "Se você não consegue explicar de maneira simples, não entende bem o suficiente."

    Use palavras simples para se expressar e transmitir sua mensagem. Se seus leitores estão famintos por informações úteis, não pergunte se eles estão famintos . Ambas as palavras significam a mesma coisa. Mas um é mais comumente usado do que o outro (e é ótimo para SEO! )

    Exemplos de títulos confusos que você deve evitar são:

    Não use: 12 dicas meticulosas de economia para o amador financeiro

    Em vez disso, use: 12 dicas eficazes de economia para quem deseja dinheiro extra

    Nunca use: Como aniquilar a inflamação da pele devido ao clima desfavorável

    Mas use: Como se livrar da acne e de outras doenças irritantes da pele

    Nunca, jamais use: Os 10 principais lugares onipresentes para encontrar teses arrebatadoras de postagens em blogs

    Sinta-se à vontade para usar: Os 10 melhores lugares para encontrar ideias úteis para postagens em blogs

    Claro, você precisa elevar o nível de seu conteúdo. Mas, sempre use palavras e adjetivos comuns com os quais as pessoas possam se identificar. É assim que você pode incentivar outros profissionais de marketing de Internet, profissionais de marketing de conteúdo e blogueiros a compartilharem seu conteúdo , especialmente no LinkedIn.

    Um gráfico de barras que mostra aumentos significativos na opinião pública quando a mídia é ou não incluída em uma postagem.

    Agora dê uma olhada na imagem abaixo. Você notará que este artigo aparece na Harvard Business Review , mas o título é um pouco confuso. Vamos ver se podemos torná-lo melhor:

    Uma captura de tela de um título que diz "Você não pode subir se estiver preso na sombra de seu chefe."

    Problema rápido: o título acima poderia ser escrito com muito mais clareza. Vamos fazê-lo:

    • Como subir e não ficar preso na sombra do seu chefe
    • Como você pode subir facilmente no seu local de trabalho

    Um título típico de página de destino, com clareza e simplicidade, é este, do Rainmaker.fm:

    Uma captura de tela do título "Sua fonte de conselhos de marketing digital ..."

    Digital Photography School , um popular site rico em conteúdo que foi fundado por Darren Rowse, tem algumas manchetes claras e clicáveis. Mesmo que o nicho / indústria fotográfica tenha alguns termos técnicos, os autores garantem que eles não confundam os leitores.

    Uma captura de tela detalhando "Guia do iniciante para pintura com luz" como um título eficaz.

    2) Use adjetivos interessantes em seus títulos

    Os adjetivos são importantes na língua inglesa falada e escrita.

    Os adjetivos são ótimos para redação emotiva e para puxar o público junto com você em uma história, mantendo-os engajados e interessados. 

    Como redator de conteúdo, você pode usar adjetivos para dar um impulso ao seu título e torná-lo superatrativo para as necessidades do seu público.

    Jeff Goins forneceu alguns exemplos de adjetivos interessantes que você pode usar para criar seu título:

    • Diversão
    • Diligente
    • Sem custos
    • Estranho
    • Incrível
    • Sem esforço
    • Absoluto
    • Essencial
    • E muito mais…

    Aqui estão alguns exemplos de títulos que usam os adjetivos:

    Título divertido:

    Uma captura de tela detalhando "10 maneiras divertidas de passar o dia das mães" como título.

    Título “Incrível”, em DPS.com:

    Uma captura de tela com "10 dicas incríveis de fotografia de pássaros para iniciantes" como título.

    E aqui está o título “grátis”:

    Uma captura de tela de um título que diz "os melhores vídeos de exercícios gratuitos no youtube".

    3) Bandeira do Leitor em sua manchete s

    Dan Kennedy uma vez introduziu a “ técnica de sinalização ” e é uma maneira poderosa de escrever manchetes para textos e postagens de blog. Você já conhece uma das técnicas básicas, que envolve dirigir-se aos leitores como “ você ”.

    Pessoalmente, uso “você” em muitas das minhas manchetes. Descobri que, para cada manchete que contém 'você', o engajamento é muito alto. A palavra “você” conecta e cativa seus leitores, em um nível pessoal.

    Exemplo de Neil Patel de usar "você" no título

    Como a maioria de seus concorrentes também usa conteúdo para alcançar e atrair clientes, você precisa alcançar seus clientes em potencial no nível deles, seja você um profissional de marketing B2B ou B2C.

    Além disso, dirija-se aos seus leitores e escreva manchetes especificamente para eles. Usei essa abordagem várias vezes e funciona. Aqui estão alguns exemplos:

    • Apenas para afiliados do Clickbank: Dobre sua comissão de afiliados em 15 minutos por dia
    • Blogueiros de moda do WordPress: quatro maneiras de proteger seu blog contra hackers
    • Blogueiros com dificuldades: crie um fluxo infinito de ideias de conteúdo com este 1 site
    • Chamando todos os blogueiros que lutam: use essas três estratégias para obter mais visitantes do blog

    4) Use palavras emocionais em suas manchetes

    Todas as palavras não são criadas iguais. Algumas palavras têm o poder de provocar mudanças, enquanto outras simplesmente reafirmam o status quo. Algumas palavras podem fazer as pessoas chorarem, enquanto outras podem evocar alegria.

    Palavras emocionalmente impactantes são popularmente chamadas de " palavras de poder ". Aqui estão algumas palavras de poder emocional que você pode usar para dar aos seus leitores um discurso estimulante e estimulá-los a agir:

    Uma captura de tela detalhando adjetivos positivos para usar em títulos

    Aqui estão alguns exemplos de títulos exclusivos que usam algumas das palavras poderosas:

    • Como conquistar o bloco do escritor em 6 etapas simples
    • Estudo de caso: como a coragem me ajudou a construir um negócio online de 6 dígitos
    • A melhor maneira de escrever de coração e se conectar com os clientes
    • Ousadia do marketing de conteúdo: 3 segredos para superar seus concorrentes

    Nota: você pode usar uma ou mais palavras poderosas em seu título. Mas, certifique-se de que eles sejam úteis para o usuário e lidos naturalmente, para que você não receba uma penalidade do Google por “bombardeio de palavras-chave”.

    Esteja avisado, existem pessoas que usam palavras emocionais da maneira errada - para enganar e manipular os consumidores, ou mesmo criar “ clickbait ” - não é isso que estamos tentando fazer aqui.

    Seu objetivo é usar palavras poderosas da maneira certa - para aumentar a taxa de conversão de seus e-mails, postagens de blog, cópias e anúncios. As palavras têm poder, então use-as com sabedoria.

    Apelar para as emoções de seu cliente deve aumentar suas vendas e participações sociais de maneira significativa.

    Depois de entender isso, você vai parar de enviar mensagens de vendas para eles o tempo todo. Em vez disso, concentre-se em responder às suas perguntas. O marketing legítimo trata de construir relacionamentos, não afastar os clientes.

    cérebro do seu cliente em potencial está programado para repelir qualquer mensagem que não seja clara e realista . No entanto, à medida que você começa a atrair as pessoas emocionalmente, é mais provável que elas confiem em você.

    Etapa 4: use fórmulas de título

    O que torna um título bom é sua estrutura - também conhecida como "a fórmula". Todo blogueiro e profissional de marketing de conteúdo tem uma ou mais fórmulas para escrever manchetes.

    Eu tenho o meu e, às vezes, ajusto e testo diferentes títulos, antes de decidir qual funciona melhor. Ao usar fórmulas, certifique-se de incluir palavras poderosas que farão as pessoas comprarem seu produto ou entrarem na lista de espera.

    Alguns blogueiros preferem escrever seu conteúdo primeiro, antes de elaborar o título. Eu não faço isso. No entanto, não existe uma regra rígida e rápida. O que funciona para mim pode não ser a abordagem certa para você.

    Abordamos algumas maneiras de escrever um título poderoso. Mas, também adoro a maneira como Bronn descreve uma abordagem simples para destacar suas manchetes, usando a sigla “BRILHAR“:

    • S - Especificidade
    • H - Utilidade
    • I - Imediato
    • N - Notícia
    • E - valor de entretenimento

    Para tornar mais fácil para você, considere adotar a fórmula do título usada por muitos especialistas em fitness. Eles primeiro identificam o problema, depois oferecem uma solução e depois fazem uma promessa.

    Uma imagem que mostra uma fórmula de título.  1. Identifique o problema.  2. Ofereça uma solução.  3. Faça uma promessa de fornecer a solução e trazer benefícios.

    As fórmulas dos títulos de John Caples também incluem esses três componentes. Aqui está outro exemplo:

    Um título que diz "Como aumentar seu tráfego de pesquisa sem construir links".

    Lars Lofgren aconselha que você:

    Um título que diz "comece seu título com palavras como como, como, por que e o quê".

    Isso não é tudo. Existem muitas soluções fáceis para títulos poderosos, como:

    1) A Fórmula de “Caminhos Pouco Conhecidos”

    Quantas vezes você usou essa fórmula para escrever um título atraente? Cada uma das palavras da fórmula é motivada pela emoção. Esses tipos de manchetes geralmente vêm à mente das pessoas , mesmo bem depois de serem vistos.

    Uma foto de um jornal que diz "Extra! Extra!"  como o título.

    As pessoas gostam da simplicidade e apreciam quando pequenas coisas se transformam em algo significativo. Big Data é o subproduto de poucos dados, coletados ao longo do tempo, tornando-se um banco de dados gigante de dados.

    Aqui estão algumas manchetes de “maneiras pouco conhecidas” que os profissionais de marketing digital provavelmente usarão:

    • Três etapas pouco conhecidas para monetizar um novo blog com sucesso
    • Como esses 5 segredos pouco conhecidos aumentaram meu tráfego de pesquisas em 54%
    • 17 maneiras pouco conhecidas de aumentar a taxa de conversão

    2) A fórmula "Livre-se do [problema] de uma vez por todas"

    Quem não gostaria de se livrar permanentemente de um problema chato que enfrenta diariamente? Ao escrever suas manchetes com essa estratégia em mente, você cativará seu público do início ao fim, porque eles também querem saber o segredo.

    Esta fórmula de título é principalmente aplicável na indústria da saúde, onde as pessoas procuram tratar, curar, remediar ou aliviar um problema físico - por exemplo, acne, cicatrizes na pele, hipertensão, eczema, mau hálito, etc.

    Um título que diz "8 maneiras simples de se livrar da gordura corporal".

    Isso é bastante semelhante à fórmula introduzida por Sherice Jacob, conhecida como “How to Survive Your First [coloque o tópico aqui]”. Os títulos que prometem ajudar o leitor a se livrar de um problema específico persuadirão o leitor a realizar três etapas:

    • Clique no título
    • Leia o primeiro parágrafo para determinar se você realmente tem a resposta
    • Leia até o final ou role para baixo e tome medidas

    Mesmo que a fórmula do título "Livre-se de" seja usada principalmente em nichos de saúde, você pode fazer engenharia reversa e ainda usá-la em tópicos de marketing online , como blogs, CRO, marketing de afiliados, publicação própria, SEO, mídia social, tráfego da web e assim por diante.

    Uma foto que mostra "o guia para iniciantes em marketing online", manchete de Neil Patel.

    Aqui estão alguns exemplos:

    • Como se livrar da falha do marketing de conteúdo e direcionar o tráfego de pesquisa
    • Pare de perder tempo: livre-se das ferramentas chamativas de mídia social e faça mais
    • 7 maneiras inteligentes de se livrar da luta do marketing de afiliados e ganhar mais dinheiro

    A fórmula do título “livre-se de” geralmente se torna viral, especialmente quando promovida estrategicamente pelo autor.

    3) A fórmula “Quem Mais Quer”

    Este estilo de título funciona porque faz uma pergunta e a pergunta certa geralmente gera a resposta certa. 

    A fórmula traz seu público-alvo para a discussão e faz com que se sintam confortáveis; é como se você estivesse conversando com eles. Os redatores costumam fazer várias perguntas em seu texto, apenas para fazer o cliente-alvo pausar e considerar o produto; os mesmos princípios também se aplicam às manchetes.

    Assim como encontrar e compartilhar conteúdo oportuno e incluir pelo menos uma imagem em sua postagem, simplesmente fazer a pergunta certa pode aumentar seu compartilhamento social e nível de engajamento.

    Aqui estão alguns exemplos da fórmula do título “quem mais deseja”:

    Uma pesquisa no Google falando sobre Guerra nas Estrelas - manchetes

    Alguns dos títulos que você pode ajustar para atrair seu público-alvo são:

    • Quem mais deseja aprender sobre a otimização da taxa de conversão [passo a passo]?
    • Quem mais deseja as 6 etapas para dominar o teste de divisão A / B?
    • Quem mais deseja levantar capital para uma nova startup?

    Etapa 5: Avalie o sucesso do seu título

    As pessoas adoram compartilhar artigos longos (geralmente mais de 2.000 palavras). Mas, como um profissional de marketing inteligente, você não presumiria simplesmente que postagens mais longas funcionariam para você. A melhor maneira de tomar sua própria decisão é escrever um artigo semelhante e detalhado e ver no que vai dar.

    Um gráfico de barras que mostra compartilhamentos do Facebook respondendo ao tamanho de um artigo - manchetes

    Qual é a vantagem de usar uma fórmula ou regra de título que não produz resultados para você?

    É essencial para você medir o sucesso do título. Você quer ter certeza de que seu tempo não seja desperdiçado - ou seu dinheiro, se você contratou um profissional para escrever o conteúdo.

    Você pode medir o sucesso do conteúdo e do título por meio de:

    eu). Consultas de clientes / clientes: dentro de um período de 2 a 3 meses, o seu conteúdo gerou alguma pergunta de clientes? Não precisa ser muito. Mas, o próprio fato de você ter um punhado de clientes é um sinal seguro de que seu estilo de título está funcionando. Tudo o que você precisa fazer é otimizar e melhorar.

    ii).   Estatísticas de mídia social: as pessoas estão comentando, curtindo e compartilhando seu conteúdo? A maioria das plataformas de mídia social fornece estatísticas de envolvimento com o clique de um botão, e é importante ficar de olho no que seu público mais gosta. 

    Um gráfico de barras que mostra curtidas são mais comuns do que comentários e compartilhamentos.

    Ao tornar os botões de compartilhamento social visíveis, você pode aumentar o engajamento em 7 vezes , especialmente quando a postagem é esclarecedora.

    iii) Outras formas de estatísticas digitais: Outra coisa que você pode querer medir é a quantidade de links de entrada que você gera por meio de seus poderosos títulos e conteúdo.

    Links editoriais são os melhores tipos de links para obter, porque você não os pede. E, eles aparecem principalmente no conteúdo, transmitindo assim um valor SEO significativo para suas páginas da web e melhorando suas classificações de pesquisa.

    iv) Avalie as respostas diretas: Muitos produtores de conteúdo preferem desativar os comentários, mas na verdade eles podem ser uma maneira brilhante de gerar e acompanhar leads, envolvendo seu público e vendo quais artigos estão funcionando e quais não estão.

    Se você tem um conteúdo gerando uma quantidade absurda de comentários , significa que você fez algo certo.  

    Descubra o que está proporcionando seu sucesso e repita. Maximize suas manchetes poderosas.

    Perguntas frequentes sobre manchetes poderosas

    Por que as manchetes poderosas são importantes?

    A pessoa média tem um período de atenção de 8 segundos, e você precisa atrair seu público desde o segundo em que começa a ler - você pode fazer isso seguindo nosso guia de título de 5 etapas. 

    Como posso fazer com que mais pessoas vejam meu artigo?

    Muitas vezes envolve uma combinação de técnicas de marketing, incluindo SEO e “estar no lugar certo na hora certa”. Um hack fácil para melhorar as taxas de conversão é usar uma linguagem emotiva ou numerais em suas manchetes.

    O que torna um artigo interessante para um usuário?

    Geralmente, é tão simples quanto usar os 4 Us detalhados neste artigo. Exclusividade, exemplar ultraespecífico, transmitindo um sentido de urgência e, acima de tudo: proporcionando algo útil para seus leitores. 

    Conclusão de como escrever manchetes

    Com novas e emergentes estratégias de marketing de conteúdo surgindo todos os dias, está se tornando difícil se concentrar no que funciona. É por isso que os profissionais de marketing digital inteligentes são disciplinados. Eles entendem a importância de um ótimo conteúdo e se ele gera tráfego de pesquisa e leads.

    É fato que o título é um elemento integrante do seu conteúdo, não importa o formato que o conteúdo possa assumir. Em seguida, você pode se concentrar em tornar a introdução, as legendas, os marcadores e a frase de chamariz igualmente importantes.

    Seu foco geral deve ser educar clientes em potencial e clientes , ensinando-lhes coisas novas. Não é suficiente que cliquem no seu título. Eles também precisam ler as informações que você forneceu no corpo do seu conteúdo.

    A melhor abordagem é usar a narrativa e o conteúdo baseado em dados para construir sua autoridade , enquanto resolve o problema. Acima de tudo, seja consistente e continue aprendendo novas maneiras de transformar um bom título em um título atraente que implora para ser compartilhado.

    Você tem alguma outra dica para escrever títulos? O que foi mais útil para você na produção de ótimas manchetes? 

Post a Comment

Previous Post Next Post